domingo, 24 de agosto de 2008

Melhorias na Estabilidade

Este fim de semana estive em Manteigas. Para além da habitual verificação do equipamento todo e da limpeza da praxe ao vidro que protege a lente da webcam, levava um novo router de acesso à internet. Sem estar com pormenores técnicos digamos que o aparelho que fazia a ligação à internet (o router antigo) de quando em vez engasgava-se e eu era obrigado a pedir que alguém lá fosse fisicamente desligá-lo e ligá-lo. Estas situações são aborrecidas porque eu não tenho um mecanismo automático que me avise que a estação está "em baixo", ou seja, que os dados não estão a ser actualizados, e por isso dependo de uma ocasional espreitadela que dou ao site ou de alguma alma caridosa que me diga que a estação não está a actualizar (obrigado família :-) ). Ainda que acontecesse bastante pouco, digamos que o meu brio profissional não fica satisfeito com estas ocasionais "quebras de serviço". Adiante.
O dito router é mais recente e portanto, espera-se, mais fiável. E também permite mais umas configurações de segurança que é um tema que eu nunca desprezo... Pois bem, lá iniciei a dita operação de substituição, quando aquilo começou a dar problemas que educadamente classificarei de pouco ortodoxos. Enfim, mais 2 ou 3 horas à volta do aparelho, com várias consultas a sites na internet via banda larga TMN e finalmente uma chamada tranquilizadora ao Suporte Técnico do SAPO, e lá dei a volta ao animal, ficando tudo a funcionar bem.
Portanto, a não ser que lhe dê um qualquer humor estranho (o que infelizmente não é assim tão improvável) e voilá, temos uma estação um pouco mais segura e um pouco mais fiável. Nada que o comum visitante note, mas para mim é importante.

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma excelente ideia! Fico à espera dos episódios seguintes para compreender melhor o hardware e também as motivações recônditas do projecto...
Espero que este bichinho das TI se pegue a muita e boa gente. Afinal neste nosso mundo de recursos tão escassos, a informação é o único que não corre o risco de se esgotar e que, pelo contrário, quanto mais se partilha, mais se multiplica e enriquece.
Boa sorte!